Rolamento Catraca Contra Recuo
Componentes industriais tramitam entre funções de baixa, média e alta rotação. Há diversos modelos de rolamentos contra recuo. Cada um é determinado para uma função. Uma única série oferece diversos modelos, variando diâmetro do furo, capacidade de torque e velocidade. Ao mesmo tempo oferece uma atividade padrão: Evitar retorno sentido oposto ao giro.
A automação da indústria é complexa, porém se bem estudada fica fácil de entender. Com os rolamentos contra-recuo não iria ser diferente. Trata-se de um dispositivo que permite que seja realizado um movimento relativo controlado entre duas partes. Em geral são equipamento de segurança que garantem que um eixo tenha somente um único sentido de giro. O objetivo principal da Catraca contra recuo é impedir que o sentido de giro do equipamento seja invertido, evitando prejuízos a máquina, além dos gastos financeiros, de tempo e danos operacionais.
As aplicações são indicadas para uso em correias transportadoras ou alimentadoras, máquinas de rotulagem e envase, máquinas gráficas, entre outros. De modo geral, atendem equipamentos com eixos de baixa rotação e baixos torques ou baixas rotações e elevados torques.
Tipos de Rolamentos Contra Recuo
Os rolamentos também são divididos em tipos. Entre eles estão os de esfera, roletes, contra recuo e de agulha. Esses tipos ainda sofrem variações, onde podem ser abertos, vedados ou selados, cada um que opera de um jeito diferente do outro. Os custos desses rolamentos variam na medida em que apresentam especificações mais qualificadas dependendo do uso. Os rolamentos ainda podem ser utilizados para operações que requerem alta rotação, alta precisão, baixo torque e baixa vibração. Já os rolamentos de rolo, por exemplo, tem uma capacidade de carga maior, o que os torna mais apropriados para aplicações que requerem longa vida e resistência para cargas elevadas e de choques.
Diferenciais do rolamento contra recuo
Dentro dessa vasta gama de opções existem os rolamentos contra recuo, como já foi especificado. Eles também podem ser conhecidos como catraca contra recuo ou rolamentos anti-recuo, além ainda de serem chamados por vezes de roda livre. Eles são utilizados na indústria de modo a garantir que o eixo gire num único sentido, não permitindo a reversão do movimento realizado anteriormente. Por isso recebem este nome, pois impedem que a rotação aconteça no sentido contrário ao que começou o processo.
Além disso, os rolamentos contra recuo podem ser divididos em séries e possuem especificações diferentes para cada modelo. As séries podem ser CSK, ASNU ou AL. Os diâmetros podem variar entre de 8 a 40mm, de 8 a 200mm ou de 12 a 250. A capacidade de torque também varia em modelos que aceitam de 2,5 a 325Nm, 12 a 44.500 Nm, 55 a 287.500Nm. Mesmo sendo da família de rolamentos, o contra recuo não substitui rolamentos comuns, pois não pode sofrer esforços radiais ou axiais. Os contra recuo podem ser aplicados em diversos locais como elevadores de canecas, transportadores de correia, sistemas auxiliares de acionamentos, máquinas têxteis, máquinas gráficas, compressores, ventiladores, misturadores de líquidos, bombas centrífugas, entre outros produtos.